Olá, aventureiros gastronômicos! Hoje nós vamos falar sobre um prato que é muito querido pelos brasileiros, especialmente nas festas de final de ano: o salpicão!
Vocês sabes de onde ele veio? Como foi inventado? De que país ele é? E, claro, como fazer o verdadeiro salpicão de Natal? Vem com a gente que vamos te contar tudo isso e muito mais!
A origem do salpicão
O salpicão é um prato que tem uma origem incerta, mas que parece ter sido influenciado por diversas culturas ao longo da história. Uma das teorias é que ele surgiu na França, como uma variação da salada Niçoise, que é feita com atum, ovos, batatas e vegetais. Já outra possibilidade é que tenha surgido na Espanha, como uma adaptação da salada russa, que leva legumes e maionese.
Mas foi no Brasil que o salpicão ganhou a sua forma mais conhecida e amada: uma mistura de ingredientes frios, como frango desfiado, cenoura ralada, maçã picada, uva-passa, batata palha e maionese. A origem do nome “salpicão” vem do verbo “salpicar”, que significa espalhar pequenas porções de algo.
O salpicão surgiu aqui no Brasil na década de 1950, como uma forma de aproveitar as sobras de frango ou peru das ceias de Natal e Ano Novo. Desde então, ele se tornou um prato típico dessas ocasiões, mas também pode ser consumido em qualquer época do ano, como uma opção leve e saborosa para o dia a dia.
Receita do salpicão tradicional
Existem diversas variações do salpicão, com ingredientes diferentes e até mesmo versões vegetarianas ou veganas. Mas a receita tradicional é bem simples e fácil de fazer. Aqui vocês vão aprender como fazer a receita tradicional, tudo bem?
Ingredientes:
- 4 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
- 2 xícaras (chá) de cenoura ralada
- Milho e ervilha a gosto
- 1 xícara (chá) de maçã verde picada
- 1/2 xícara (chá) de uva-passa
- 1/2 xícara (chá) de salsão picado
- 1/2 xícara (chá) de cebola picada
- 2 xícaras (chá) de maionese
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Batata palha para decorar e dar crocância
Modo de preparo
Bem, preparar o salpicão é bem fácil, consiste basicamente em misturar todos os ingredientes. Mas, para garantir que fique bem temperadinho, primeiro misture o frango, a cenoura, a maçã, a uva-passa, milho e ervilha, o salsão e a cebola em uma tigela grande e, logo em seguida, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Depois, vá adicionando a maionese aos poucos e misturando bem, para que todos os pedacinhos dessa grande salada receba maionese.
Aí, leve à geladeira por 2 horas, pois esse é um prato que precisa ser servido frio, conforme já sabemos. Não coloque a batata palha agora, pois ela pode murchar até a hora da refeição. Deixe para colocar ela quando forem começar a se servir.
E a receita está pronta! Agora vocês já sabem como fazer um salpicão tradicional delicioso para a família e amigos. Vocês viram que essa receita leva uva passa, né? Confiram um post que fizemos sobre os 8 pratos de final de ano que nós brasileiros costumamos colocar passas nessa época do ano.
Esperamos que tenham gostado dessa receita e das curiosidades. Até a próxima!