Pular para o conteúdo
Início » Mousse: Quais são os 3 sabores mais encontrados no Brasil?

Mousse: Quais são os 3 sabores mais encontrados no Brasil?

Ólá, aventureiros gastronômicos! No post passado falamos sobre a tradição de decorar mousses para o halloween. Então, nesse artigo vamos contar um pouco da história do mousse, desde a sua origem até as suas variações mais populares por aqui. Bora ver?

O que significa mousse?

Bem, a palavra mousse vem do francês e significa espuma. Isso porque a característica principal dessa sobremesa é a sua textura leve e aerada, que lembra uma espuma (quanto mais aerada, melhor). A mousse pode ser feita com diversos ingredientes, tanto doces quanto salgados, mas as mais comuns mundialmente são as de chocolate, maracujá e limão.

Qual é a origem do mousse?

Dentre as várias teorias e histórias sobre a origem do mousse, ficamos com duas. Uma delas conta que na Roma antiga, existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Depois, com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa. Em francês, a palavra se transformou em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce aerado preparado na Inglaterra.

A outra versão diz que o primeiro mousse foi criado pelo artista francês Henri de Toulouse-Lautrec, no século 20. Ele teria feito uma maionese doce com chocolate e deu o nome de “maionese de chocolate”. Logo após, ele acrescentou claras em neve ou creme de leite batido para dar a consistência espumosa.

Seja lá qual for a versão correta e quem tenha realmente criado essa delícia, gostaríamos de deixar aqui a nossa imensa gratidão por essa sobremesa deliciosa e facilmente encontrada em padarias, restaurantes e lanchonetes.

Como o mousse se popularizou?

O mousse se tornou uma sobremesa típica da França, onde é possível encontrar mousses de chocolate em restaurantes, cafés e bares. O sabor de chocolate amargo é o preferido dos franceses, mas há também outras variações, como o chocolate branco, que foi inventado pelo chef Michel Fitoussi em Nova York.

No Brasil, o mousse chegou com os imigrantes europeus e ganhou muitas adaptações, claro. Além do chocolate, nós brasileiros usamos frutas tropicais como maracujá, limão, manga e coco para fazer mousses refrescantes e saborosas.

Como fazer uma mousse básica?

A receita básica de um mousse é muito simples, rápida e barata. Você só precisa desses 4 ingredientes: leite condensado, creme de leite, gelatina sem sabor e água. Aí, para dar o aroma desejado costumamos adicionar concentrado de frutas, chocolate, essências, entre outros e bater tudo no liquidificador. Vamos ver as 3 variações de mousse mais comuns aqui no Brasil.

Variações das mousses tropicais mais tradicionais do Brasil

Essas três variações de mousse que listamos aqui usam frutas tropicais, facilmente encontradas no nosso país. Com certeza você vê esses sabores por aí:

– Mousse de maracujá

Mousse de maracujá

Esse é o nosso queridinho, tenho certeza! É bem comum vermos aqueles potinhos de mousse de maracujá cheio de sementinhas para vender nas docerias e cantinas, concordam?

Receita: Pegue 1 xícara de suco concentrado de maracujá e 1 lata de leite condensado. Bata bem os dois ingredientes no liquidificador e depois adicione 1 lata de creme de leite sem soro e 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada e dissolvida conforme as instruções da embalagem. Bata bem para misturar. Leve à geladeira até firmar e sirva com calda de maracujá por cima.

– Mousse de limão

Mousse de limão

Nessa receita, você vai usar 1/2 xícara de suco de limão e 1 lata de leite condensado. Bater bem os dois ingredientes no liquidificador e depois adicionar 1 lata de creme de leite sem soro e 1 envelope de gelatina sem sabor, já hidratada. Assim, como a de maracujá, bata tudo até ficar uma mistura meio espumosa e leve à geladeira para firmar. É comum colocar raspas de limão por cima para decorar e dar aquele gostinho gostoso que ele tem.

– Mousse de coco

Mousse de coco

Já que esse mousse é de coco, vamos juntar 200 g de coco ralado, meia xícara de leite de coco e 1 lata de leite condensado no liquidificador e bater. Aí, vamos adicionar 1 lata de creme de leite sem soro e 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada, bater novamente e colocar na geladeira até ficar firme. Antes de servir, jogue coco ralado por cima.

Agora que você já sabe a história do mousse e como fazer um mousse básico e suas variações, que tal experimentar essa sobremesa deliciosa na sua casa? Todo mundo vai gostar! Se fizer, conta pra gente.

Abraços e até a próxima!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sucos ideais para manter a energia e hidratação no carnaval Quais são as 10 sobremesas de natal mais populares? Como fazer o salpicão tradicional 10 ideias de decorações de cupcake para o natal 8 pratos que os brasileiros amam colocar uvas passas no natal 10 inspirações lindas de panetone decorado para o natal Tereré: a bebida natural que refresca o calorão Como fazer o tradicional pão de abóbora americano Que tal servir mousse na festa de halloween? 10 decorações de maçãs para o halloween