Olá, aventureiros gastronômicos! Tudo certo? Uma das celebrações mais coloridas e alegres do Brasil está chegando: as festas juninas ou julinas! Elas sãos marcadas por danças, trajes típicos e, claro, uma culinária irresistível e única desse momento do ano. Aí pensamos: Quando as fogueiras se acendem, é hora de aproveitar o calor do fogo e dançar quadrilha, certo? Não!! (pelo menos não é só isso). Quando as fogueiras acenderem é o momento ideal para preparar delícias típicas de festas de São João e que aquecem não somente o coração, mas também o paladar. (falei bonito, né 😄)
Então, bora falar de três comidas tradicionais para fazer na fogueira e que vão deixar suas festas junina e julina ainda mais especiais.
1. Milho assado na Brasa
Sabemos que o milho é um dos símbolos das festas juninas e sempre está presente nas decorações e nas receitas típicas desta festividade, né? Então, ele não poderia ficar de fora dessa trend!
Assar milho na brasa é bem simples e traz um sabor defumado único que é a cara da festa. (eu, particularmente amo milho na brasa).
Como fazer
Para essa receita é necessário que você escolha espigas de milho frescas e com casca.
Mergulhe as espigas com casca e tudo em água por cerca de 30 minutos antes de colocá-las na fogueira. Isso ajuda a “cozinhar” o milho uniformemente e evita que a casca queime rapidamente. Se você nunca fez uma fogueira e não sabe por onde começar, indico assistir um video no youtube.
Feito isso, coloque as espigas diretamente sobre a brasa da fogueira. Eu sugiro que se a fogueira for grande, você coloque nas bordas para facilitar o manuseio, pois você precisa virar as espigas de vez em quando, até que a casca fique bem tostada. Vai parecer que está tudo queimado, mas não vai estar! A casca fica bem pretinha, mas por dentro as espigas estarão macias e saborosas.
Depois é só arrancar as palhas das espigas e servir com manteiga e uma pitada de sal ou ainda, conforme mostra a foto, salpicar um pouquinho de canela com açúcar. Ah, caso prefira, coma pura mesmo (esse é o meu caso 😄)
2. Batata doce de São João
A batata-doce é outro ingrediente que ganha uma nova vida quando assada na fogueira. Essa dica foi passada pelos meus pais, que costumavam fazer essa receita típica na fogueira quando viviam na roça. É bem simples e fica uma delícia!
Modo de preparo
Bem, eu vou falar aqui do modo caipira de assar a batata na brasa. Para isso, temos que escolher batatas doces médias e não muito grossas, para que elas assem ao mesmo tempo.
Tudo o que você precisa fazer em seguida é colocar as batatas doces meio enterradas na brasa da fogueira e curtir a quadrilha enquanto elas assam. Só isso!
O tempo de assar pode variar de fogueira para fogueira, pois depende da quantidade de brasa e do fogo. Mas, no geral, leva cerca de 90 minutos mais ou menos. Enquanto isso, você pode curtir a quadrilha e o arrasta pé!
As batatas estão prontas quando você espetar um garfo e elas estiverem macias.
Recolha as batatas com um pegador cuidadosamente para evitar queimaduras. Elas vão estar com as cascas chamuscadas, mas é assim mesmo. Aí você tira as cascas com uma colher ou corta a batata ao meio, sem tirar as cascas e vá comendo como a gente come um mamão, deixando a casca.
Você pode adicionar um toque de manteiga ou aproveitar o sabor natural da batata.
Eu perguntei aos meus pais se posso fazer com batatinhas ou batatas inglesas e eles me disseram que a tradição é com batatas doces 😎
3. Mandioca de fogueira
Por fim, mas não menos tradicional e gostoso, temos a mandioca feita na fogueira, que é tão fácil quanto as batatas doces.
Basta colocar as raízes de mandioca na fogueira e aguardar até que fiquem macias. É claro que para isso as mandiocas precisam estar com as cascas!
Depois de assadas, basta retirar as cascas e se deliciar! Nessa receita, em especial, eu gosto de colocar um pouquinho de manteiga depois que retiro as cascas, mas com a mandioca ainda quente. A manteiga vai derreter e isso dará um sabor único!
Gente, essas são as 3 comidas de festa junina feitas na fogueira que escolhi para gente comemorar. Com essas dicas, você pode transformar a simples fogueira em uma cozinha ao ar livre, que tal? Ah, e confiram as demais receitas típicas que temos aqui no nosso site! Sempre tem uma delícia tradicional para celebrar aquela data festiva!
Então, fico por aqui! Bom apetite e Viva São João!