Pular para o conteúdo
Início » Salvador: acerte nos pratos tradicionais da cidade do Pelourinho

Salvador: acerte nos pratos tradicionais da cidade do Pelourinho

Olá, aventureiros gastronômicos! A gente sabe que Salvador é uma cidade que encanta pela sua cultura, história e beleza (põe beleza nisso!). Mas também tem outro ponto que nos prende bastante: a riqueza da sua gastronomia. A culinária baiana é fruto da mistura de influências africanas, indígenas e portuguesas, e se destaca pelo uso de ingredientes como o azeite de dendê, o leite de coco, a pimenta e os frutos do mar.

Quem visita Salvador não pode deixar de provar alguns pratos típicos que fazem parte da identidade e da tradição da cidade. Neste artigo, vamos apresentar alguns deles, que vão desde os salgados até os doces, passando pelos quitutes vendidos nas ruas e nos famosos tabuleiros das baianas.

Acarajé

O acarajé é o maior símbolo da culinária baiana, e trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. Ele pode ser recheado com camarão seco, vinagrete, vatapá e caruru, ou apenas com pimenta para os mais corajosos, como o meu pai por exemplo.

Por ser o prato mais popular, o acarajé pode ser encontrado em quase todas as esquinas do centro de Salvador. É difícil achar um soteropolitano que abra mão de um acarajé em uma tarde de sábado.

Moqueca

A moqueca é um prato típico de origem africana, que consiste em um ensopado de peixe ou frutos do mar, temperado com tomate, cebola, coentro, pimentão, alho e sal. Na Bahia, a moqueca tem como ingrediente principal o dendê, que dá cor e sabor ao prato, além do leite de coco, que confere cremosidade.

A moqueca baiana pode ser feita com diversos tipos de peixes e frutos do mar, como badejo, robalo, vermelho, siri, camarão, lagosta e polvo. Ela é servida em panelas de barro ou cerâmica, acompanhada de arroz branco, farofa e pirão.

Abará

Abará – Foto: Site Acarajé na Mesa

O abará é um bolinho feito com a mesma massa do acarajé: feijão-fradinho moído com cebola e sal. A diferença é que o abará não é frito, mas cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira.

Esse bolinho é consumido puro ou com os mesmos recheios do acarajé: camarão seco, vinagrete, vatapá e caruru. Ah, o abará tem uma textura mais macia e úmida que o acarajé, e um sabor mais suave também.

Vatapá

O vatapá é uma espécie de creme com a consistência espessa e um sabor picante, feito de azeite de dendê, pão francês ou farinha de rosca, leite de coco, amendoim, castanha de caju, farinha de mandioca, gengibre e camarão seco. Ele é geralmente servido como recheio do acarajé ou do abará, ou também como acompanhamento da moqueca ou do bobó de camarão.

Caruru

O caruru também é um creme, mas com a textura viscosa e um sabor agridoce, já que é feito de quiabo cozido com azeite de dendê, cebola, alho e camarão seco. Assim como o vatapá, o caruru também pode ser servido como recheio do acarajé ou do abará, ou como acompanhamento da moqueca ou do bobó de camarão.

Uma curiosidade: O Caruru é um prato que simboliza a união e a fartura, e é servido em festas como o caruru dos sete meninos, em homenagem aos santos Cosme e Damião.

Bobó de camarão

O bobó de camarão é um dos pratos mais famosos e apreciados da culinária baiana e também tem origem africana. O bobó que consiste em um creme de mandioca cozida e amassada, refogada com azeite de dendê, leite de coco, cebola, alho, pimentão, pimenta e camarões. Depois de pronto, tem uma uma textura aveludada e é servido com arroz branco e farofa. É um prato apreciado também em outras cidades brasileiras.

Cocada

Essa é muito conhecida! A cocada é um doce típico da Bahia, feito com coco ralado e açúcar. Tem da branca e da preta, dependendo do tipo de açúcar usado. Mas a gente sabe que tem outras variações porque há a mistura com outros ingredientes, como leite condensado, chocolate, amendoim e frutas.

A cocada é um doce presente em praticamente todos os estados brasileiros hoje em dia, tanto em mercados e casas de doca como fazendo parte de bolos e sorvetes. Mas, quando for a Salvador, é tradição comer as cocadas das baianas!

Bolinho de estudante

Bolinho de estudante – Foto: Site Metrópole

O bolinho de estudante é uma delícia que pode ser consumida a qualquer hora do dia, como café da manhã, lanche ou sobremesa. Ele é feito basicamente com tapioca granulada, coco ralado, açúcar e canela. A massa é modelada em forma de bolinhos alongados e fritos em óleo quente. Depois de fritos, são polvilhado com açúcar e canela. Impossível comer um só!

Tapioca

Quem não conhece a tapioca? Aquela massa feita com farinha de mandioca hidratada, aquecida em uma frigideira até formar uma espécie de panqueca? Ela também é uma comida típica da cidade de Salvador! A tapioca pode ser recheada com diversos ingredientes, doces ou salgados, como queijo, presunto, carne seca, frango, banana, chocolate, leite condensado e coco. Acho que ela não precisa de muitas apresentações, Não é? Afinal, já caiu no gosto popular dos brasileiros. Mas, ainda assim, experimente as tapiocas de Salvador!

Outras delícias

Gente, a gastronomia baiana é muito rica e diversificada, e existem muitos outros pratos típicos que valem a pena experimentar em Salvador. Alguns exemplos são: sarapatel, buchada de bode, munguzá, quindim, mingau de milho verde, cuscuz de tapioca e muito mais.

Uma dica: Sempre que estiverem em restaurantes ou lanchonetes de lá, peça a indicação dos funcionários para provar as especialidades da região. Vocês vão se surpreender com as delícias da culinária baiana! E, caso vão para outra cidade, não tem problema! Temos artigos sobre comidas típicas de diversas cidades brasileiras para você se informar!

Até a próxima e bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sucos ideais para manter a energia e hidratação no carnaval Quais são as 10 sobremesas de natal mais populares? Como fazer o salpicão tradicional 10 ideias de decorações de cupcake para o natal 8 pratos que os brasileiros amam colocar uvas passas no natal 10 inspirações lindas de panetone decorado para o natal Tereré: a bebida natural que refresca o calorão Como fazer o tradicional pão de abóbora americano Que tal servir mousse na festa de halloween? 10 decorações de maçãs para o halloween