Olá, aventureiros gastronômicos! O Chile é um país que tem a geografia bem variada, que se estende por uma longa faixa costeira, montanhas imponentes, vales férteis e desertos e tudo isso influenciou suas comidas mais tradicionais! Vamos conhecer quais são as comidas típicas populares do Chile e ver alguns costumes culturais do povo chileno.
A culinária chilena
A culinária chilena é uma mistura de influências espanholas e indígenas, com ingredientes locais como milho, batata, feijão e frutos do mar. Ela tem suas raízes na chegada dos conquistadores espanhóis liderados por Pedro de Valdivia em 1540. Eles trouxeram produtos como trigo, porcos, ovelhas, gado, galinhas e vinho, enquanto os povos nativos contribuíram com batata, milho, feijão e frutos do mar.
Várias combinações desses ingredientes básicos formam a base da maioria dos pratos chilenos típicos. Durante o século XVIII, a culinária chilena começou a se sofisticar, principalmente entre a aristocracia. Chá e café começaram a substituir o Mate e o vinho chileno se popularizou. Bem, hora de falar das comidas!
As comidas típicas
Agora, vamos ver as comidas típicas mais populares do Chile e saber detalhes sobre elas, já para nos preparar pra viagem ao Chile:
Empanadas
As empanadas são um dos pratos mais tradicionais do Chile e são pastéis recheados geralmente com carne, cebola, azeitonas e ovo cozido. O povo chileno geralmente consome empanadas durante festividades e celebrações.
Sabemos que em outros países da América do Sul também tem empanadas, mas as chilenas são diferentes das argentinas e uruguaias, pois a massa é feita com farinha, banha e água, e não com ovos. (fizemos um post sobre as comidas típicas do Uruguai, aonde tem empanadas. Confiram lá). Depois, a massa é então recheada com carne, cebola, azeitonas, passas e um pedaço de ovo cozido. Aí as empanadas são assadas no forno até que fiquem douradas e crocantes.
Elas são frequentemente servidas com pebre, um molho picante feito com tomates, cebolas, coentro, pimentões e pimenta aji, que também pertence a essa lista de comidas típicas que vocês verão mais abaixo.
Cazuela
A cazuela é uma sopa tradicional do Chile feita com carne (geralmente frango ou bovina), batatas, abóbora, milho e outros vegetais. É uma refeição leve e nutritiva, servida com arroz que geralmente é servida em almoços de família. Mas, nos restaurantes ela está presente para que nós, turistas aventureiros gastronômicos, possamos experimentar essa iguaria.
Pastel de Choclo
O pastel de choclo é uma espécie de empadão feito com uma base de milho, recheada com carne picada, frango, ovos e azeitonas. Ele é assado até que a camada de milho fique dourada e crocante. Esse é um prato bastante popular entre os chilenos e é servido com frequência em festivais e feiras.
Curanto
Gente, o Curanto é um prato bastante interessante que mistura mariscos, carnes e verduras cozidas, mas a sua particularidade está em como é feito: em um buraco na terra, sobre pedras quentes!
Primeiro, se cava um buraco de cerca de um metro e meio de profundidade e se coloca lenha e pedras para fazer fogo. Depois que as pedras ficam bem quentes, se retira a brasa e se coloca galhos de árvore nas bordas do buraco, para evitar que os alimentos toquem na terra. Em seguida, se colocam os mariscos, como mexilhões, vôngoles e almejas, e as carnes, como porco, frango e linguiça. Por cima, se cobre tudo com folhas de nalca, que é uma planta típica da região, isso ajuda a manter a umidade e o sabor dos ingredientes. Por último, se cobre o buraco com sacos úmidos ou lonas e se deixa cozinhar por cerca de duas horas. Essa é uma tradição milenar que reflete a cultura e a história dos povos indígenas que habitavam o arquipélago de Chiloé.
O resultado é um prato suculento, saboroso e nutritivo, que serve várias pessoas e que é acompanhado por outros alimentos típicos de Chiloé, como o chapalele (uma panqueca de batata) e o milcao (uma massa frita de batata).
Pebre
O pebre é um molho picante e saboroso feito com tomates, cebolas, coentro, pimentões e pimenta aji. É praticamente um tipo de vinagrete. Ele é servido como acompanhamento para carnes e empanadas. Então, tenha quase certeza de que vocês terão o pebre na sua mesa quando for fazer alguma refeição por lá.
Mariscos
Como era de se esperar, dada a longa costa do Chile, os mariscos são uma parte essencial da culinária chilena. Pratos como ceviche, mariscal (uma versão chilena do ceviche) e paila marina (uma sopa de frutos do mar) são populares em muitas regiões por lá.
Vinho Chileno
O Chile é conhecido mundialmente por seus vinhos de alta qualidade, especialmente os produzidos nas regiões vinícolas de Valle Central, Valle del Maipo, Valle del Maule, entre outras. Varietais como Cabernet Sauvignon, Carménère e Sauvignon Blanc são amplamente cultivados e apreciados. Geralmente os vinhos acompanham um prato de carne ou mariscos.
Mote con Huesillo
O mote con huesillo é uma bebida tradicional e refrescante feita com grãos de trigo cozidos (mote) e pêssegos secos (huesillos) cozidos em um xarope doce aromatizado com cascas de pêssego. É uma bebida muito popular no Chile, então é bem provável que vocês encontrem ela com facilidade em lanchonetes ou restaurantes.
Gostaram de saber dessas comidas típicas que refletem a diversidade e influências culturais do chile? É claro que tem outros pratos icônicos, mas esses são aqueles que fazem parte da cultura chilena e que todo turista deve experimentar.