Olá, aventureiros gastronômicos! Alguém aí está planejando uma viagem ao Uruguai e quer saber quais são as comidas típicas que você não pode deixar de provar? Então, você veio ao lugar certo, já que aqui as comidas típicas são nossa especialidade! Então, nesse artigo vamos ver os 10 pratos tradicionais deliciosos que fazem parte da culinária uruguaia e que vão te deixar com água na boca.
Uruguai e suas influências
Não sabemos vocês, mas nós aqui do site quando vamos conhecer um outro país, gostamos de saber um pouco sobre ele para entender sobre seus pratos típicos, concordam?
O Uruguai está localizado na região sul da América do Sul e faz limites com o Brasil a norte e leste, e com o Rio da Prata e Argentina a oeste e sul. Isso já reflete na composição das comidinhas, pois a gastronomia uruguaia é um reflexo da sua rica história e geografia diversificada.
Os pratos típicos combinam influências indígenas, espanholas e italianas, com destaque para as carnes grelhadas, conhecidas como “asados”, e o tradicional churrasco uruguaio. Além disso, o país é famoso por seus vinhos de alta qualidade, produzidos principalmente na região de Canelones e Colonia. Aqui não vamos falar dos vinhos uruguaios, pois eles terão um post especial somente para eles depois.
Comidas típicas do Uruguai
Vamos agora falar um pouco sobre as comidas tradicionais uruguaias, ou seja, aquelas que todo turista deve experimentar para voltar e dizer que provou a culinária tradicional do Uruguai!
1. Chivito
O chivito é um sanduíche gigante que leva filé de carne, queijo, ovo, presunto, maionese, bacon, alface, tomate, pimentão e azeitona. Confessamos que é uma verdadeira bomba calórica, mas também uma delícia que vocês precisam experimentar, afinal precisamos curtir o passeio e manter a barriga cheia😁. O chivito é bastante popular e é facilmente encontrado em lanchonetes, bares e restaurantes. Ele pode ser servido com pão de forma, sem pão (como lanche aberto) ou com ingredientes extras.
2. Asado ou Parrilla
O asado ou parrilla é o tradicional churrasco uruguaio, feito em uma grelha inclinada sobre a lenha. A carne usada é de ótima qualidade e os cortes mais famosos são o asado de tira, a pamplona e o entrecot. Um dos melhores lugares para provar o asado é o Mercado del Puerto, em Montevidéu, onde você pode escolher entre vários restaurantes que oferecem a parrillada.
3. Alfajor
O alfajor é um doce muito popular no Uruguai e na Argentina, feito com duas ou três camadas de massa recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate ou coco ralado. É uma sobremesa perfeita para acompanhar um café ou um mate. Há muitas marcas de alfajor no Uruguai, mas as mais famosas são Lapataia, Conaprole e Los Nietitos. Tem vários tipos de alfajor, mas recomendamos os que são feitos com uma massa mesmo, e não com bolachas ou biscoitos, já que esses impedem a maciez do alfajor.
4. Doce de leite
O doce de leite é outro ingrediente muito presente na culinária uruguaia, tanto em doces como em sorvetes. O doce de leite uruguaio é muito mais cremoso e saboroso dos que tem por aqui e pode ser comprado em potes ou em bisnagas. Vocês podem comer puro, com pão, com queijo ou como preferirem. Ah, essa pode ser uma ótima lembrança para trazer de viagem. Fica a dica!
5. Milanesa
A milanesa é um bife à milanesa bem fino e crocante, que pode ser de carne bovina, frango ou peixe. A milanesa é servida com batata frita ou salada, e pode ser simples ou à napolitana, com queijo e molho de tomate por cima.Por ser um prato comum no Uruguai, ela pode ser encontrada em restaurantes, lanchonetes e até em padarias.
6. Empanada
A empanada é um salgado de massa fina recheado com carne, queijo, frango, presunto ou outros ingredientes. A empanada pode ser assada ou frita, e é uma ótima opção para um lanche rápido ou para levar na viagem. As empanadas são vendidas em padarias, mercados e lojas especializadas.
7. Pancho
O pancho é a versão uruguaia do cachorro-quente, mas já queremos dizer que não tem muitos acompanhamentos. Ele leva apenas uma salsicha dentro de um pão macio, e os únicos molhos são ketchup e mostarda. O pancho é um lanche simples, mas muito popular no Uruguai, e pode ser comprado em carrinhos de rua ou em lanchonetes.
Existe também um outro pancho lá que tem uma linguiça fininha e comprida no lugar da salsicha, que também é muito boa. Sabemos que os cachorros quentes brasileiros são bem melhores, porém vale a pena experimentar o pancho, pois a salsicha é diferente e vocês vão sentir!
8. Puchero
Esse é um prato delicioso a base de carnes e legumes cozidos. O puchero é uma herança da culinária espanhola, mas foi adaptado ao gosto dos uruguaios, que usam diferentes tipos de carne, como vaca, porco e frango em um único prato. O puchero é ideal para os dias frios, pois é muito nutritivo e mantem as pessoas mais aquecidas.
9. Torta Frita
A torta frita é um tipo de pastel frito, feito com farinha, água, sal e gordura. Ela é um acompanhamento típico do mate, e é consumida principalmente nos dias de chuva. A torta frita pode ser salgada ou doce, e pode ser recheada com queijo, presunto ou doce de leite.
10. Mate
O mate é uma bebida feita com a erva-mate, que é colocada em uma cuia e infusionada com água quente. Assim como o chimarrão, é tomado com uma bomba, que é um canudo metálico com um filtro na ponta, parecido com um chuveirinho.
Essa é uma bebida muito tradicional no Uruguai, e faz parte tanto da cultura como da identidade do país, podendo ser tomado em qualquer hora do dia e compartilhado entre amigos e familiares.
Gostaram de conhecer as comidas típicas do Uruguai? Qual delas deu mais vontade de experimentar? Quem é fã de viagens, veja também o artigo que fizemos sobre as comidas típicas da Costa Rica. Temos certeza de que vão gostar!
Até a próxima e boa viagem!
Mais dansas típicas