Olá, aventureiros gastronômicos! Em se falando de comidas típicas natalinas, o Brasil por ser um país muito diverso e rico em cultura, não tem um prato para apontar. Cada região tem seus pratos típicos, influenciados pela colonização, pela imigração e pelos ingredientes locais. Mas, nesse artigo, destacamos alguns que são mais comuns em todo o território nacional nessa data especial. Simbora!
Peru assado
O costume de comer peru no Natal no Brasil tem origem nos Estados Unidos. O peru é uma ave nativa das florestas da América do Norte e era consumido pelos indígenas norte-americanos. A tradição de comer peru no Natal começou nos Estados Unidos devido ao consumo da ave no feriado de Ação de Graças. O peru era um animal exótico e raro na Europa, mas nas Américas era uma carne mais comum e o substituto ideal para a carne de ganso que os ingleses comiam.
O peru assado faz parte da imagem da ceia de Natal tradicional e é um símbolo de fartura e de agradecimento. É um animal que tem uma grande quantidade de carne, o suficiente para alimentar bem a família toda.
Apesar de não ser a maioria que come peru no natal, na ceia dos brasileiros ele geralmente é assado e recheado com farofa.
Bacalhau
Esse peixe salgado é muito popular na culinária portuguesa e foi incorporado ao cardápio natalino dos brasileiros. Ele pode ser preparado de várias formas, como cozido com batatas, desfiado em saladas ou frito em bolinhos. A tradição de comer bacalhau no natal vem da Idade Média, quando os cristãos faziam jejum de carne vermelha e optavam pelo peixe mais barato disponível
Farofa
A farofa é um acompanhamento tipicamente brasileiro e feito com farinha de mandioca ou de milho. Ela pode ser servida somente temperada ou incrementada com vários ingredientes, como bacon, linguiça, ovos, cebola, cenoura, uvas-passas, nozes e amêndoas. A farofa serve para dar mais sabor e textura aos pratos principais da ceia, como o peru, bacalhau ou churrasco.
Salpicão
O salpicão é aquela salada prática e deliciosa que está presente na maioria das reuniões em família. Ela leva frango cozido e desfiado, maionese, legumes como cenoura e repolho, frutas como maçã e abacaxi e uvas-passas. O salpicão é uma ótima opção para refrescar o paladar e equilibrar os sabores da ceia.
Churrasco
O churrasco é um prato que acompanha o brasileiro o ano todo, até no natal. Podem ser usados vários tipos de cortes de carne, sem se esquecer da linguiça e do pão de alho.
E, já que estamos falando das comidas mais tradicionais no natal do brasileiro, vamos falar também das principais sobremesas servidas nesse grande dia!
Sobremesas
Depois dos pratos salgados, uma sobremesa cai muito bem! Essas são as mais tradicionais no natal do Brasil:
- Rabanada: esse doce é feito com pão amanhecido embebido em leite e ovos e frito em óleo quente. Depois, ele é polvilhado com açúcar e canela ou regado com mel ou leite condensado. A rabanada é uma receita de origem portuguesa e era consumida na época do natal pelos mais pobres, que aproveitavam o pão velho para fazer um prato saboroso (vamos fazer um post especial sobre essa sobremesa)
- Bolo de frutas: é um bolo feito com uma massa fofa e úmida, recheada com frutas secas e cristalizadas, como damasco, figo, tâmara, uva-passa e cereja. Ele pode ser coberto com glacê ou chantilly e decorado com mais frutas. O bolo de frutas é uma receita de origem inglesa e era servido na corte britânica no dia de natal
- Panetone: esse pão doce é recheado com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate e tem uma casca dourada e crocante. Ele pode ser consumido puro ou com recheios cremosos, como brigadeiro, doce de leite ou creme de avelã. O panetone é uma receita de origem italiana e surgiu em Milão, no século XV. Fizemos um post contando a sua história. Deem uma olhada lá 😄
Agora você já tem várias ideias para montar a sua ceia e surpreender a sua família com pratos deliciosos e cheios de história. Não se esqueça de caprichar na decoração da mesa e de deixar tudo bem bonito e aconchegante. E o mais importante: aproveite esse momento para celebrar o amor, a paz e a união com as pessoas que você ama. Combinado?
Então, nos vemos na próxima!